PLANILHA DE CONTAS A PAGAR
Contas a pagar, controle de saídas.
Uma empresa que busca a melhor margem de lucratividade necessariamente é uma empresa que possui uma boa gestão financeira.
Faz parte de uma gestão financeira eficiente organizar e equilibrar o contas a pagar e a receber, possibilitando identificar possíveis falhas e despesas desnecessárias (redução de custos), além de alternativas de lucro a partir do remanejamento de aplicações financeiras, portanto, utilizar um bom controle financeiro faz a diferença na organização das suas contas.
O Modelo de controle de Contas a Pagar que vamos apresentar faz parte do nossa Planilha de Controle Financeiro Empresarial, vamos destrincha-lo para exemplificar o que é necessário para manter uma boa organização das suas finanças.
Funções do Contas a Pagar da nossa planilha de fluxo de caixa.
O nosso controle de contas a pagar possibilita a verificação dos seguintes itens:
- Identificação de todas as obrigações a pagar;
- Priorizar os pagamentos essenciais na hipótese de insuficiência de fundos;
- Verificar as obrigações financeiras contratadas que não foram pagas;
- Manter prazos de pagamentos na forma a conseguir descontos e evitar o pagamento de multa e juros de prazos perdidos;
- Conciliação com os saldos contas correntes e saldos contábeis;
- Fornecer informações automatizadas para elaboração do fluxo de caixa e revisão do planejamento orçamentário.
A estrutura da planilha do Controle de Contas a Pagar (CAP).
O controle de contas a pagar organiza as contas por data, seus períodos de efetivação, classifica as despesas de acordo com um plano de contas pré-determinado, onde é realizada uma classificação que defina sua procedência dentro do plano de despesas da empresa.
O CAP possui a descrição da despesa detalhada, permite sua inclusão em um centro de custo, (grupo de despesas e receitas que auxiliam a análise de partes do negócio), identifica e classifica a despesa por meio de pagamento (sistema bancário utilizado), registra o favorecido da transação (fornecedor, prestador de serviço, funcionário) e o montante devido.
O mais importante de um CAP não é a demonstração das contas a pagar, mas sim sua integração a um Fluxo de Caixa, um Orçamento e o Contas a Receber, que o auxiliarão a identificar a disponibilidade de recursos financeiros e o controle dos seus gastos.
Integração com outros relatórios financeiros.
Essa integração é tão importante que estarei colocando algumas imagens do nosso controle para ficar mais fácil a visualização. Recomendo que você faça o download do nosso Controle Financeiro Empresarial para testar e enxergar com clareza como esses relatórios se integram e como são interdependentes entre si.
PLANILHA DE CONTAS A RECEBER
O Contas a Receber (CAR) possui a estrutura bem parecida com o CAP, mas trata os recebíveis da empresa, e não suas obrigações. Integrando o CAR juntamente ao CAP você consegue identificar, mesmo sem considerar o saldo em conta, a necessidade de caixa para cumprir com suas obrigações. Ele calcula a diferença entre CAR e CAP e traz a necessidade de caixa futura.
PLANILHA DE FLUXO DE CAIXA
O Fluxo de Caixa é a ferramenta que vai identificar as entradas e saídas de caixa que já foram efetivadas e projetar, juntamente com o seu Contas a Receber, se você vai possuir recursos financeiros para cumprir com essas obrigações. No final das contas, de nada vai adiantar você saber o montante de contas que você possui para pagar se não souber se vai ter dinheiro para cumprir com essas obrigações.
PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO
Já o planejamento orçamentário auxilia você a controlar seus gastos, ele vai identificar tudo o que já foi realizado e comparar se as despesas futuras estão compatíveis ao orçamento planejado. O orçamento planejado é realizado de acordo com seu plano de contas e com a previsão de receitas e despesas, sendo uma excelente ferramenta para controlar e reduzir as suas despesas, pois você estará controlando suas finanças dia a dia e assim consegue evitar de estourar o seu orçamento.