Fluxo de Caixa Conceito

FLUXO DE CAIXA - CONCEITO


O que é um fluxo de caixa.

Fluxo de Caixa é o principal instrumento de gestão financeira empresarial, um instrumento de decisão, é o acompanhamento de todas as movimentações ocorridas no Caixa da empresa, correspondendo ao montante de dinheiro que entrou e saiu do caixa.

Usualmente utiliza-se a terminologia “fluxo de caixa” erroneamente, pois fluxo de caixa corresponde a movimentação ocorrida no período passado, enquanto orçamento (Budget) refere-se aos períodos futuros.

Utilidade de um fluxo de caixa.

O Fluxo de Caixa é de extrema importância pois ele define a sobrevivência de uma empresa. Ele é a resposta da pergunta. “Por que algumas que empresas lucrativas vão a falência e outras empresas deficitárias se recuperam?”

Simples, boa parte das nossas receitas e despesas não são efetivadas à vista, um investimento pode demorar anos para se tornar lucrativo, você poderá ter “buracos” nas suas finanças que não se sustentarão, a não ser que você distribua corretamente suas entradas e saídas financeiras.

Siga o dinheiro! No início da minha carreira como assessor em gestão administrativa essa foi a primeira tarefa que me foi designado, e lá fui eu criar um fluxo de caixa para a empresa, e porque que eu estou te contando isso? Porque é assim que você vai conhecer ainda mais sua empresa, essa é a segunda principal utilidade de um fluxo de caixa. No meu caso era uma empresa em recuperação judicial, ela não possuía um fluxo de caixa, na cabeça do empresário ela estava nessa situação por causa de fatores externos, mas ninguém sabia nos responder qual era a participação de cada despesa sobre a receita ou se quer o tamanho do contas a pagar, portando, ninguém conseguiria me explicar corretamente como era o seu funcionamento da empresa, ninguém sabia, somente o fluxo de caixa permitiu identificar corretamente como a empresa operava.

Como fazer um fluxo de caixa.

Um fluxo de caixa pode ser tão simples quanto complexo, basicamente você pega todas as contas da sua empresa (corrente, investimento, cartão de crédito, etc.) e registra por período (diário, mensal, trimestral, anual) todas as entradas e saídas de caixa.

Na sua apresentação simples ele é composto de um saldo inicial, entradas, saídas e um saldo final. O problema é que ele básico acaba ficando muito limitado, e com um pouco mais de elaboração você obterá informações valiosas de um relatório como esse.

Com as informações que você incluirá no seu fluxo você poderá obter diversos outros relatórios que agregarão na sua gestão, você poderá acompanhar seu fluxo de caixa de acordo com seu plano de contas, analisando diversos departamentos, contas, centro de custos, prazos e muito mais. Poderá projetar e montar seu planejamento orçamentário (budget), com esse planejamento você acompanhará dia a dia as divergências do seu planejamento com a realidade, podendo revisar seu orçamento (forecast), assim como verificar qual é a geração de caixa da sua empresa.

Agora ficou um pouco complicado, não é? Mas acredite, realmente vale a pena. Para você ter uma ideia do que pode ser feito baixe essa Planilha de Fluxo de Caixa em Excel e verifique as inúmeras oportunidades que podem ser extraída desse relatório.

Como eu disse, uma empresa pode sim ir a falência pela má gestão do seu fluxo de caixa, as vezes, uma decisão errada pode comprometer seu orçamento e consequentemente a sua empresa. Tome decisões precisas baseadas em fatos, o fluxo de caixa existe para isso!

FORMULÁRIO DE DOWNLOAD: