FORECAST: REVISÃO, AJUSTE OU IMPACTADO, PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO EMPRESARIAL.


Forecast é uma palavra em inglês que podemos traduzi-la como previsão. Em finanças, o termo Forecast é utilizado quando falamos de revisão de orçamento ou ajuste de orçamento.

Caso você não tenha visto recomendamos que verifique a definição e o conceito de planejamento orçamentário empresarial (Budget) para conseguir compreender o conceito e a utilização do Forecast.

O Forecast dentro da nossa planilha de fluxo de caixa

O Forecast do nosso controle financeiro empresarial é apresentado mensalmente e pelo plano de contas, localizado na aba de Orçamento podendo ser visualizado trimestralmente também.

Igualmente ao Budget, primeiramente é apresentado um resumo mensal pelo plano de contas gerencial e nas linhas abaixo do resumo todas as contas em detalhes, onde será o local que você realizará os seus ajustes de orçamento.

Conceito de Revisão de Orçamento / Ajuste no Orçamento.

Como falamos no planejamento do orçamento você realizará somente um Budget por ano, pelo único motivo para manter o histórico desse seu planejamento inicial e compará-lo posteriormente com as informações financeiras que foram realizadas, criando uma ferramenta importantíssima para compreensão das diferenças existentes entre o que você planeja e o que realmente acontece na sua empresa.

O Forecast será efetuado com o passar dos meses após a criação do seu Budget, você perceberá que a sua previsão inicial já não é mais válida, diversos fatores se alterarão e suas entradas e saídas previstas precisam ser modificadas. Com isso, você irá realizar os ajustes necessários no seu planejamento ajustado conseguindo assim manter um orçamento de despesas mais consistente com a realidade.

Colocando em prática o Forecast.

Nas demonstrações do Forecast você poderá possuir até três tipos de informações sobre o plano de contas gerencial da sua empresa:

  • Previsão Inicial: A previsão Inicial é o seu budget, onde conterá todas as informações financeiras do seu planejamento orçamentário inicial.
  • Realizado: Realizado ocorre quando um mês já foi efetivado, com isso ao invés de demonstrar as informações de previsões você já possuirá as informações financeiras que realmente aconteceram na sua empresa.
  • Previsão Ajustada: A Previsão ajustada será o seu Forecast, onde será demonstrado as informações das revisões que você realizou no seu orçamento.

Veja como exemplo o Forecast do nosso controle financeiro empresarial na imagem abaixo. Nesse exemplo, a empresa encontra-se em funcionamento em pleno mês de Fevereiro, onde já possui um mês Realizado (Janeiro), dois meses com o planejamento ajustado (Fevereiro e Março) e o restante dos meses ainda com as informações da previsão inicial. Nada impede de você já ter ajustado todas as informações dos meses subsequentes, no caso do exemplo abaixo o gestor interpretou que para os meses a partir de Abril a previsão inicial iria se manter a mesma.

O Forecast não possuí prazo determinado para ser realizado, tudo dependerá da frequência que você necessita em possuir as informações do seu orçamento atualizadas. Nós da Empreendedor Curioso recomendamos que seja efetuado pelo menos uma revisão mensal no seu orçamento, a cada mês que será realizado você possuirá novas informações sobre o seu ano financeiro, que poderá informar com eficiência a saúde financeira da sua empresa, auxiliando nas suas tomadas de decisões diárias.

Preenchimento da função de Forecast em nossa planilha de fluxo de caixa.


Agora vamos passar algumas informações para auxiliar na realização da sua Revisão de Orçamento caso você esteja utilizando o nosso Controle Financeiro: Planilha de Fluxo de Caixa.

De onde vêm as informações.

Na apresentação mensal do Forecast temos a linha de STATUS, onde você selecionará uma das opções abaixo para alterar as informações apresentadas de determinado mês. As informações são extraídas do próprio relatório, que em detalhes é:

  • Previsão Inicial: As informações são extraídas do seu Budget, caso você selecione essa opção para um determinado mês todas as informações desse mês de entradas e saídas de caixa estarão iguais ao seu Budget.
  • Realizado: As informações são extraídas do seu Fluxo de Caixa, caso você selecione essa opção para um determinado mês todas as informações de entradas e saídas de caixa desse mês serão extraídas dos lançamentos que você classificou como “Pago”
  • Previsão Ajustada: As informações são extraídas dessa aba que você está no momento, caso você selecione essa opção para um determinado mês todas as informações de entradas e saídas de caixa desse mês serão extraídas das informações incluídas no plano de contas abaixo desse mesmo resumo que você está utilizando.

Por padrão e para facilitar a sua análise o plano de contas do Forecast já vêm com fórmulas que copiam os valores incluídos no seu planejamento inicial, isso ocorre somente auxiliar o seu preenchimento, muitas vezes você revisará somente algumas contas ou somente para você saber quanto você tinha previsto anteriormente sem necessitar ficar se movimentando através dos relatório.

Você pode e deve substituir as fórmulas existentes pela sua revisão. Caso necessite fórmula novamente você poderá copiar o backup de fórmula existente na célula “O50”.

Relatório: Previsto x Realizado.

A construção do seu planejamento orçamentário (Budget) é extremamente importante para conseguir fazer o controle de gastos da sua empresa, mas, esse é somente o PASSO 01.

Não adianta você fazer o seu planejamento sem realizar a atualização desse orçamento (Forecast: mudança de perspectiva) e muito menos se não fizer a comparação de tudo o que foi planejado com o que realmente está acontecendo na sua empresa.

O relatório de P x R (Previsto x Realizado) faz a comparação de tudo o que você planejou no seu Budget com as movimentações que realmente estão acontecendo na sua empresa (fluxo de caixa), assim, você consegue saber em que está gastando mais do que planejou e aonde está investindo menos do que deveria, dando a informação que você precisa para cumprir com seu planejamento.

A nossa planilha de controle financeiro possui esses relatórios de comparação, onde você poderá comparar os movimentos que estão acontecendo em relação ao seu Budget (planejamento inicial) tanto quanto em relação ao seu Forecast (ajuste de orçamento), obtendo informações cruciais de quais são as operações que a sua empresa estão divergindo do que foi planejado.

Você poderá verificar esses relatórios de uma maneira mais profunda baixando a planilha demonstrativa aqui ou verificando as imagens abaixo.

FORMULÁRIO DE DOWNLOAD: