Contas à Receber

PLANILHA DE CONTAS A RECEBER


Contas a receber, controle de entradas.

Um controle de contas a receber é a organização dos títulos à receber, oriundos de vendas de produtos, mercadorias, prestação de serviços ou dívidas negociadas.

Administrar e organizar os recebíveis da empresa corretamente deverá ser um hábito para você alcançar o crescimento contínuo do seu negócio, para tanto, você deverá possuir um controle adequado para a sua empresa, que de preferência seja integrado à outros relatórios gerenciais importantes.

O contas a receber deve ser integrado ao seu controle de fluxo de caixa e ao seu planejamento orçamentário, para evitar a repetição de tarefas desnecessárias caso os relatórios fossem realizados separadamente. Para demonstrar essa integração vou utilizar como exemplo um dos nossos controles, o controle financeiro de fluxo de caixa, pois apresenta esses relatórios integrados. Recomendo que você faça o download do controle financeiro em sua versão demonstrativa (gratuita) para assimilar melhor o assunto e tomar a decisão correta para a sua empresa.

O Contas a Receber do nosso Controle Financeiro: Planilha de Fluxo de Caixa.

O contas a receber da planilha que estamos demonstrando é alimentado através da aba de lançamentos. Ao gerar um recebível (venda ou prestação de serviço) você deverá registrar a data prevista para pagamento, a classificação financeira desse recebível de acordo com o seu plano de contas, especificar o cliente, o centro de custo, a conta bancária e o valor do recebível.

O controle de contas a receber (CAR) não serve somente para conhecimento das receitas previstas do mês, pois administrar um CAR vai além disso. O CAR é apenas uma das ferramentas que um gestor financeiro deve possuir para gerir a empresa.

O acompanhamento do CAR deve sempre ser realizado integrado ao fluxo de caixa, uma das suas funções é organizar as datas de recebimento, contas utilizadas e montantes previstos, informando o gestor financeiro se ele vai possuir caixa suficiente para cumprir com as suas obrigações futuras através do saldo projetado. Caso a resposta seja não o gestor já vai possuir as informações necessárias para tomar sua decisão.

A decisão poderá ser de renegociar suas despesas com seus fornecedores, injetar mais dinheiro na empresa, ou, falando de contas a receber, oferecer aos seus clientes condições de pagamentos favoráveis (descontos) para quem antecipar os seus pagamentos, sendo essa uma das soluções menos impactantes nas operações da empresa.

Lembre-se: O melhor investidor que você pode ter na sua empresa é o seu cliente, sempre trabalhe com o dinheiro dele, não com o do banco e muito menos com o seu.

As receitas em seu plano de contas poderá ser classificada de diversas maneiras, mas, indiferente da organização da sua empresa a definição do plano de contas é de extrema importância no CAR e no seu planejamento orçamentário (Budget).

Em suma, o seu planejamento estipula a previsão de receitas para cada conta do plano de contas, e comparando com o seu contas a receber você descobrir quais são as contas exatas que não vão cumprir com o planejado, munindo o gestor de informações para trabalhar nas correções das suas operações e do seu orçamento.

Boas práticas de uma gestão eficiente das contas a receber.


Planejamento e Organização.

Sim, na verdade é só disso que você precisa, conte com um controle financeiro adequado que integre a função de planejamento e organização das informações de recebimento. Para ter o controle das suas contas a receber a organização é tudo, não existe uma boa gestão financeira se você não conseguir organizar todas as informações, e não existe futuro para sua empresa se você não se planejar. Faça o download do nosso controle financeiro empresarial e veja como as funções integradas são essenciais para o controle do seu contas a receber.

Envie as cobranças em tempo hábil.

Você precisa enviar as suas cobranças com tempo hábil para pagamento, seu cliente necessita de tempo para receber a cobrança e se programar, não é só você que possui rotinas e prazos, ele também possui. Tente encaminhar as cobranças com no mínimo 10 dias antes do vencimento.

Facilite e incentive o pagamento antecipado.

Incentive essa prática com seus clientes e encurta a janela de geração de recursos. Quanto menor for o tempo percorrido entre os gastos de produção e o recebimento do cliente maior será a eficiência da sua empresa, ela vai possuir um giro mais curto, vai permitir que você reinvista esse recebimento em sua produção novamente.

Controle seus inadimplentes.

Controle seus clientes maus pagadores para evitar de ficar fornecendo mais créditos e prazos com eles, você precisa manter uma linha direta com a aprovação de crédito do seu departamento comercial. Não tenha medo de cobrar clientes inadimplentes, as vezes uma simples ligação já resolve o seu problema.

FORMULÁRIO DE DOWNLOAD: