Principais falhas de uma avaliação de desempenho.

Principais falhas de uma avaliação de desempenho.

O que não fazer na hora de implementar uma avaliação de desempenho na sua empresa.

O processo de implementação de avaliação de desempenho em uma empresa pode ser bem simples, mas, como qualquer procedimento novo, você poderá cometer erros que podem prejudicar a sua empresa e o clima organizacional existente.

Você observará a seguir que existem diversas falhas que podem acontecer, portanto, vamos trabalhar para minimizar todos os erros já conhecidos.

O método.

Utilizar um método consistente, testado e recomendado por autoridades no assunto, é o pontapé inicial para a implementação de um procedimento de alta performance. Pelo simples fato que se você possui um método ruim o aumento da desconfiança e a diminuição da credibilidade dos colaboradores com a instituição começam a preocupar.

Tendo em vista a minimização de riscos, recomendamos fortemente que você considere implementar o nosso modelo de avaliação de desempenho pelos seguintes fatores:

  • Utiliza o método de avaliação recomendado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos;
  • É prático, já vem pronto, facilitando e agilizando sua implementação;
  • Além de útil na aplicação da avaliação é uma excelente ferramenta de administração dos resultados, avaliando não somente colaboradores individualmente mas também departamentos e equipes.

Principais falhas a serem evitadas:

  • É utilizado por centenas de empresas mensalmente e não recebeu nenhum feedback negativo desde a sua criação.
  • Utilização de padrões obscuros, quando os aspectos avaliados e/ou os graus de mérito são muito abertos a interpretações.
  • Erro de tendência central, quando o avaliador tende a evitar as pontuações máximas e mínimas, pontuando os colaboradores em praticamente todos os aspectos na média; produz avaliações distorcidas e de pouca utilidade.
  • Rigor ou brandura, quando o avaliador tende a avaliar os colaboradores ou muito bem ou muito mal.
  • Parcialidade, quando questões individuais (pessoais) afetam as avaliações.

O preparo dos avaliadores e dos avaliados:

Um dos maiores problemas enfrentados pelas instituições que desejam realizar uma boa avaliação de desempenho está na falta de preparo de avaliadores e dos avaliados.

A necessidade de trabalhar com os avaliadores e avaliados para conhecer suas expectativas em relação ao sistema de avaliação, realizar ações de divulgação e treinamento e aumentar o seu comprometimento e participação com o trabalho é um item sempre digno de muita atenção.

É extremamente importante quebrar a resistência, conseguir ganhar a credibilidade dos colaboradores e mostrar que a avaliação de desempenho é uma importante ferramenta para o crescimento e desenvolvimento profissional.

Ferramenta de avaliação de desempenho.

Caso tenha interesse em aplicar uma avaliação de desempenho na sua empresa recomendamos que primeiramente dê uma observada em nossa ferramenta de avaliação de desempenho, ela é um modelo pronto para aplicação em que utiliza um método de avaliação por competências e potencial, você pode baixar a planilha de avaliação de desempenho demonstrativa gratuitamente e observar todas as suas funcionalidades

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *