Indicadores de Treinamento para RH

INDICADORES DE TREINAMENTO PARA RH


O acompanhamento dos Indicadores de Treinamento para RH são um diferencial enorme na produtividade da empresa. Ainda mais no Brasil, em alguns setores, existe uma demanda por funcionários altamente qualificados mas que estão escassos no mercado de trabalho.

Para manter um alto nível de qualificação e atingir patamares mais elevados é necessário controlar quanto se investe, como se faz e como organiza todos os treinamentos. Certamente, se não está sobrando profissionais qualificados no mercado cabe a você treiná-los.

Em nossa planilha Indicadores de RH em Excel temos uma seção dedicada aos indicadores de treinamentos, a fim de acompanhar e quantificar os treinamentos realizados. Enfim, você pode baixar aqui a versão demonstrativa dessa planilha.

Indicadores de Treinamento para RH - Planilha Indicadores de RH em Excel

Quais são os indicadores de treinamento para RH?

Definitivamente é fácil obter os indicadores de treinamento, desde que saiba organizar as informações da maneira correta.

Existem os indicadores básicos de treinamentos, porém para uma análise adequada do quadro geral da empresa é necessário analisar outras informações. A seguir vamos mencionar diversos indicadores para que você consiga extrair melhor proveito da sua análise.

Indicador de Status de Treinamentos.

Esse é o indicador que vai te indicar quantos indicadores foram concluídos no período analisado. Portanto, você vai conseguir identificar todos os treinamentos que foram finalizados e também os treinamentos que não foram concluídos/cancelados.

Nos relatórios de treinamentos da planilha indicadores de RH em Excel encontram-se os status detalhado dos treinamentos. São mostradas as informações de quantidade de treinamentos em curso, agendados, finalizados, cancelados, etc. Informações que vão te auxiliar no dia a dia na gestão dos treinamentos.

Os indicadores de treinamentos são sempre vinculados com a data de término. Não são utilizadas as datas de início pois acabaria alterando o valor de indicadores antigos.

Indicador de custo de treinamentos.

Nos indicadores de treinamento para RH você vai ter Indicador de Custos. Esse indicador mostra tanto o custos total dos treinamentos concluídos assim como também dos treinamentos não concluídos. Desse modo, tão importante quanto, é necessário verificar desperdícios de recursos com treinamentos pagos que não foram concluídos pelos colaboradores.

Indicador de Custo por Treinamento concluído.

Esse é um dos principais indicadores de treinamento para RH. Ter o custo por treinamento concluído mostra a média do custo de cada treinamento que foi concluído. Portanto, você vai ter o custo mensal médio e anual médio dos treinamentos concluídos. Para chegar desse valor divide-se o custo total dos treinamentos concluídos pela quantidade de treinamentos concluídos no período.

Indicadores de Treinamento para RH - Planilha Indicadores de RH em Excel - Custo por treinamento

Indicador de investimento em treinamentos

Dentre os Indicadores de Treinamento para RH que acho mais importante está o de investimento em treinamentos. Dessa forma, esse indicador mostra a relação de quanto a sua empresa investe com a evolução dos seus colaboradores. Em suma, o indicador traz a relação dos seus gastos com treinamentos com a receita total bruta da empresa. Por exemplo, se esse indicador tem o resultado de 1,5%, isso indica que a cada valor que a empresa recebe ela reinveste 1,5% em treinamentos.

O cálculo divide o custo total com treinamentos pela receita bruta da empresa em seguida multiplica o resultado por 100.

Treinamentos concluídos por tipo

Os indicadores de treinamento para RH da nossa planilha podem ser categorizados por tipos. Por exemplo, treinamentos de desenvolvimento pessoal, desenvolvimento técnico, etc. Você poderá criar essas categorias ao seu critério, limitado à 50 espaços para essa categoria.

É importante você ter essa informação para adequar o seu programa de treinamentos de acordo com os resultados de uma avaliação de desempenho e de uma pesquisa de clima organizacional. Portanto, com as necessidades apuradas dos seus colaboradores com essas ferramentas você descobre quais treinamentos deve aplicar. Consequentemente, aumenta a eficácia dos recursos empregados pois acerta na defasagem técnica e pessoal dos funcionários.

Caso você ainda não utilize essas técnicas, recomendo que dê uma olhada também em nossa planilha de avaliação de desempenho de funcionário e planilha de pesquisa de clima organizacional. É só clicar nesses links que será redirecionado à página de download das versões demonstrativas dessas planilhas.

Se tiver interesse em mais de uma planilha não deixe de conferir a promoção de descontos progressivos, onde ganha maiores descontos conforme o valor da compra aumenta.

Indicadores de Treinamento para RH - Planilha Indicadores de RH em Excel - Custo por treinamento - 2

Treinamentos concluídos por local.

Utilizando nossa planilha pronta poderá categorizar os treinamentos de acordo com o seu local de realização. Você pode criar até 30 categorias de locais para treinamento. Por exemplo na planilha demonstrativa utilizamos como locais: Treinamento interno, treinamento externo, treinamento online.

Por mais que não pareça, esse tipo de informação é muito importante. Principalmente se quiser obter melhor aproveitamento de recursos empregados. Por exemplo, poderá criar uma meta de aumentar a proporção de treinamentos online, já que geralmente possuem um custo mais baixo e demandam menos tempo e recursos, evitando o deslocamento dos colaboradores.

Nesse sentido, para verificar todos os indicadores de RH da planilha, recomendo que baixe aqui a versão demonstrativa da planilha indicadores de RH em Excel.

Por fim, caso prefira, assista esse vídeo sobre todos Indicadores de Treinamento para RH. Ou, acesse essa página para verificar a lista de todos os vídeos da nossa planilha Indicadores de RH.

FORMULÁRIO DE DOWNLOAD: