Perfil da Empresa – Tempo de Empresa – Faixa etária

INDICADORES DE PERFIL DA EMPRESA

Tempo de empresa, faixa etária, gênero e escolaridade.

Os indicadores de RH tem como finalidade contabilizar informações de Recursos Humanos para facilitar a análise e desenvolvimento da empresa. Os Indicadores de Perfil são um dos principais indicadores de RH. São compostos basicamente por faixa etária, tempo de empresa, escolaridade e gênero.

Em suma, indicadores são uma informação específica sobre um determinado assunto. Porém, você não consegue ter um bom aproveitamento dessas informações se não ter uma visão ampla do Perfil dos seus funcionários. Os indicadores de perfil são assim, criam um “mapa” de informações básicas sobre seus colaboradores.

Planilha Indicador de Perfil da Empresa - RH - Recursos Humanos - Relatório de Tempo de empresa, faixa etária, gênero e nível de escolaridade

Os Indicadores de Perfil mudam mensalmente mesmo sem alterações no quadro da empresa, é de sua natureza. A princípio, muitas empresas não criam o Perfil da Empresa, pela dificuldade de criar esse controle, pois a planilha precisa se atualizar automaticamente, e, possui diversas fórmulas com datas, o que faz com que muitos usuários do Excel desistam dessa tarefa. Portando, criamos a planilha de Indicadores de RH justamente para isso, para que você não precise saber nenhuma fórmula para montar o seu indicador de Perfil.

Em nossa planilha de Indicadores de RH em Excel você só precisa preencher as informações do seu quadro de colaboradores que ela gera automaticamente as informações para os Relatórios de perfil mensalmente, contabilizando todas as informações automaticamente.

Em resumo, consideramos que os quatro indicadores de Perfil abaixo são essenciais para você ter uma visão completa da sua empresa, são eles:

Indicador de Nível de Escolaridade.

O aumento da qualidade técnica do seu negócio depende essencialmente do nível de escolaridade dos seus colaboradores.

Em nossa planilha você poderá padronizar o nível de escolaridade em até 50 itens, e posteriormente analisar o nível de escolaridade mês a mês.

Planilha Indicador de Perfil da Empresa - RH - Recursos Humanos - Relatório e Relatório de Tempo de empresa, faixa etária, gênero e nível de escolaridade

Por exemplo, imagine que você tenha uma empresa no ramo da construção civil. Você pode ter um quadro de funcionários que tenha um perfil de escolaridade assim:. (Analfabetos funcionais de 3,42%; com ensino fundamental de 9,12%, ensino médio 16,78%; curso técnico operacional 2,67%; e demais níveis somam o restante para 100% …..)

Para aumentar a qualidade do seu serviço prestado, você precisa ter mais funcionários que tenham finalizado “um curso técnico operacional”.

Sim, isso é simples, mas o por que utilizar a planilha para isso?

Primeiramente, para descobrir esse problema. Pois sem contabilizar esses fatores você não saberia ao certo se isso era realmente uma necessidade. Nesse exemplo, o ideal é aumentar a % de funcionários que possuam um curso técnico operacional.

Em seguida, acompanhar a evolução desses indicadores. Sobretudo. verificar se as providências (treinamentos e novas contratações) estão surtindo efeito com o tempo. O quadro de colaboradores vai se alterando com o tempo, portanto, somente analisando o Perfil da Empresa mensalmente você vai saber se está progredindo no seu objetivo.

Indicador de Gênero.

Os indicadores de perfil também trazem o perfil de gêneros, essencial para que você conheça os seus colaboradores. Portanto, com uma visão mais nítida, pode propor uma maior noção de diversificação no quadro dos seus colaboradores. Todavia, permite também adequar o perfil dos seus funcionários ao perfil da sua marca.

Indicador de Faixa Etária.

A análise da faixa etária proporciona diversas análises especificas ao seu negócio, por exemplo.

Você pode querer manter uma grande porção dos seus funcionário com faixa etária com menos de 25 anos para simplesmente manter inovações crescentes e aumentar a identificação da marca com o público alvo (no caso de seus produtos serem voltados a jovens). Ou, ao contrário, manter um porção dos funcionários com mais de 50 anos. Decerto, existem diversas análises que podem ser feitas, dependerá dos objetivos da empresa de como vai utilizar essas informações.

Em nossa planilha de indicadores de RH em Excel temos fixas as faixas etárias, conforme imagem ao lado.

Os dados do gráfico são um exemplo fictício.

Planilha Indicador de Perfil da Empresa - RH - Recursos Humanos - Relatório e Relatório de Tempo de empresa, faixa etária, gênero e nível de escolaridade

Indicador de Tempo de Empresa.

Por fim, nos indicadores de perfil, temos a análise de tempo de empresa. Igualmente, também distribuído em faixas, agora de tempo de empresa. Por exemplo, você pode visualizar no gráfico ao lado quais são as faixas de tempo de empresa mais frequentes.

Como dito anteriormente, não é um trabalho fácil fazer a apuração desses dados manualmente. Caso não tenha uma ferramenta que faça isso de forma automática, você vai precisar atualizar os dados todos os meses. Pois, mesmo que não altere o quadro de colaboradores, os dados mudam com o tempo.

Planilha Indicador de Perfil da Empresa - RH - Recursos Humanos - Relatório de Tempo de empresa, faixa etária, gênero e nível de escolaridade

Dividimos nossa planilha em um total de 10 faixas de tempo de empresa, que mostram como é o perfil dos seus funcionário. Por exemplo uma das principais faixas são dos recém contratados, um dado muito importante para o seu RH, principalmente como vamos explicar posteriormente nos indicadores de rotatividade.

Caso seja de sua preferência, assista esse vídeo que fala sobre os Indicadores de Perfil da Empresa. Ou, acesse essa página para verificar a relação de todos os vídeos da nossa planilha Indicadores de RH.

FORMULÁRIO DE DOWNLOAD: