Planilha Ciclo PDCA

PLANILHA CICLO PDCA

Planilha que organiza o ciclo PDCA utilizando as técnicas e métodos: Diagrama de Pareto, Ishikawa, 5w2h e MASP.

A Planilha Ciclo PDCA é uma ferramenta criada para auxiliar na aplicação do ciclo PDCA em sua empresa, tendo como foco a solução de problemas, visando a melhoria continua através do aumento da qualidade de processos, produtos e serviços.

A planilha ciclo PDCA integra outras ferramentas e métodos que acrescentam maior qualidade na execução dessa tarefa, visando a redução de erros e economia de tempo e recursos.

Os conceitos abaixo se misturam e se ramificam em diferentes formas, no quadro abaixo demonstramos como as demais técnicas se relacionam com o ciclo PDCA. Você também pode fazer o download da versão demonstrativa da planilha ciclo PDCA clicando aqui.

Resumo básico das técnicas utilizadas.

CICLO PDCA

O ciclo PDCA é a base e função principal da planilha, o objetivo principal da planilha é ser uma ferramenta de auxílio na solução de problemas de processos e produtos, visando a melhoria contínua ao final de cada ciclo quando alcançado um patamar maior de qualidade.

Se você ainda não sabe o que é o ciclo PDCA recomendo que leia essa página onde explicamos detalhadamente esse método.

MASP

Método de Análise e Solução de Problemas. Utilizamos o conceito do MASP dentro do PDCA no auxílio da resolução dos problemas, todas as etapas do MASP estão dentro das fases do PDCA para melhorar a eficácia da ferramenta. Para conhecer melhor cada etapa do MASP leia essa página do nosso site onde explicamos cada etapa.

DIAGRAMA DE PARETO

O diagrama de Pareto é a ferramenta ideal na fase de identificação do problema (primeira etapa do MASP e essencial para iniciar o planejamento). O Diagrama de Pareto consiste descobrir quais são as principais razões que influenciam um problema que está ocorrendo. Com o diagrama de Pareto você descobre quais são as razões que ocorrem com mais frequência e tem um maior impacto no problema final, indicando quais são os fatores que demandam maior atenção em sua resolução.

DIAGRAMA DE ISHIKAWA | 6M

O digrama de Ishikawa é formado de acordo com o Método 6m, que dentro da planilha ciclo PDCA e do método MASP auxiliam na Observação e Análise do Problema, essencial para que você consiga montar um plano de ação abrangente à todos os possíveis problemas.

Maiores informações sobre esse método você encontra aqui nessa página, mas em resumo ele visa que você categorize os fatores dos problemas dentro de 6 Causas principais (Problemas causados por Máquinas, Métodos, Materiais, Mão-de-obra, Medida e Meio Ambiente). A ideia principal é analisar possíveis fatores dentro dessas 6 Causas que consistem em qualquer procedimento ou criação de produtos existentes.

5W2H

O 5W2H é uma técnica de criação de plano de ação, dentro da planilha ciclo PDCA ela é a base de toda a tabulação do método. Em suma essa técnica facilita na clareza e eficácia de uma plano de ação, evitando dúvidas no processo economizando tempo e recursos.

Essa técnica é utilizada em 3 etapas do PDCA, no Planejamento, na Execução e na Verificação; maiores informações sobre essa técnica você encontra clicando aqui nesse link.

DOWNLOAD DA PLANILHA

Ao clicar nesse link você será redirecionado à página de download da planilha demonstrativa Ciclo PDCA, é só informar o seu e-mail que a planilha será liberada

FORMULÁRIO DE DOWNLOAD: