DIAGRAMA DE PARETO - GRÁFICO DE PARETO - DENTRO DA PLANILHA CICLO PDCA
Diagrama de Pareto - Gráfico de Pareto
O Diagrama de Pareto (Gráfico de Pareto) é uma ferramenta de qualidade. Consiste na criação de um Gráfico em barras que ordena a frequência de ocorrências de um problema em questão, ordenado-as das que apresentam maior frequência para as menores, a fim de de identificar as mais problemáticas.
A utilidade do gráfico de Pareto é facilitar a identificação visual de causas ou problemas mais importantes. Com intuito de identificar problemas com maior frequência e que demandam maior atenção em sua solução.
O gráfico de Pareto possui também a curva de Pareto que totaliza o acumulado em percentual de cada ocorrência.
Na imagem abaixo vemos um exemplo do gráfico de Pareto. Por exemplo esse gráfico foi criado dentro da nossa Planilha Ciclo PDCA, onde utilizamos o Diagrama de Pareto para identificar razões mais frequentes de um problema.
Caso ainda não tenha visto a nossa planilha que possui a funcionalidade de criar o gráfico de Pareto. Você pode baixar a versão demonstrativa dela clicando aqui, ela é uma ferramenta dentro da planilha ciclo PDCA, com o intuito de criar um controle de Qualidade completo.
Diagrama de Pareto como fazer?
- Primeiramente defina o tópico a ser avaliado;
- Em seguida selecione um padrão de comparação, unidade de medida, por exemplo;
- Estipule um período de tempo para análise;
- Colete os dados de frequência, Exemplo, problema ABC ocorreu 15 vezes;
- Logo após tabule as informações;
- Dessa forma, calcule o impacto percentual de cada tópico;
- Em seguida organize as informações de acordo com as que possuem maiores frequência;
- Crie uma coluna e calcule a porcentagem acumulada de cada frequência;
- Monte um gráfico de barras com os tópicos;
- Igualmente monte um gráfico em linha com a porcentagem acumulada.
Dez etapas para montar o Diagrama de Pareto – Gráfico de Pareto.
Ou, a partir do item 5 apenas coloque os dados em nossa planilha. Planilha de Ciclo PDCA que utiliza o Diagrama de Pareto – Gráfico de Pareto com sua base.
EXEMPLO 1 - (gráfico de pareto excel)
Um exemplo abaixo é de uma pizzaria onde existe um aumento das reclamações e o dono do negócio quer criar um diagrama de pareto para facilitar a identificação dos maiores problemas. Lembrando que essas informações foram tabuladas e contabilizadas automaticamente em nossa Planilha Ciclo PDCA.
1.01 - Coleta de dados
1.02 – Organização das informações de acordo com a frequência e cálculo dos valores acumulados.
1.03 – Criação do Gráfico de Pareto
EXEMPLO 2 – por custos.
Assim também, no exemplo 2 vamos citar um exemplo da formação do diagrama de Pareto por razões que possuem custos específicos.
Pois vamos demonstrar abaixo apenas como você deverá contabilizar as frequências, o restante da criação do diagrama de Pareto não se altera do exemplo anterior.
Anteriormente foi contabilizado a ocorrência de cada fator, mas agora, nesse próximo, vamos contabilizar além das ocorrências o custo de cada ocorrência.
2.01 – Coleta de dados
2.02 – Organização das informações de acordo com o CUSTO total de cada ocorrência.
Nós temos um vídeo do gráfico de pareto excel, decerto, essa planilha vai facilitar a criação do diagrama de Pareto para você. Vou colocar abaixo também o vídeo caso queira ver aqui.