Você investe em departamentos essenciais?

Você investe em departamentos essenciais?

Priorizando investimentos em departamentos e equipes específicos.

As empresas são estruturadas e organizadas de acordo com as suas necessidades, os colaboradores são alocados em departamentos para organização de uma atividade em comum.

Não existem regras para a divisão dos departamentos, variam de acordo com o tipo atividade exercida e da preferência de organização do administrador. É importante diferenciar atividades distintas e agrupar as atividades em comum, possibilitando tomadas de decisões diferenciadas para cada grupo de pessoas e criar lideranças com profissionais especializados nas atividades distintas.

Independentemente do tipo de atividade que a empresa exerce, todas possuem departamentos essenciais para o seu funcionamento, com participação direta na atividade principal da empresa. Toda atividade empreendedora também necessita de equipes de apoio, que não exercem função na atividade principal da empresa mas que também são fundamentais ao seu funcionamento.

Em suma, todos os departamentos são importantes para o bom funcionamento e qualidade da sua empresa. Os departamento não essenciais não exercem a atividade principal mas participam diretamente na satisfação do cliente; como um bom atendimento de pós vendas, uma equipe de cobrança bem treinada ou até um atendimento primário podem fazer a diferença na escolha de consumo do cliente.

Não existem regras que estipulam qual departamento deve ter mais investimento em capital humano do que outro, cada empresa é única, mesmo empresas com atividades iguais conseguem ótimos resultados com estruturas empresariais distintas.

Para manter a melhor performance ao longo do tempo devem ser criados ideais de investimentos em departamentos e equipes, limitando recursos aos departamentos de apoio e investindo em capital humano nas equipes essenciais. Com isso, evitamos o excesso de investimento em departamentos errados e escassez de recursos nas atividades principais.

Os ideais devem ser utilizados também no incentivo em departamentos estratégicos, como departamentos de criação, tecnologia, vendas, novos negócios, etc. Os resultados obtidos vão de aumento de eficiência, pluralização da carteira de clientes ao aumento no valor agregado dos serviços e produtos ofertados.

Recomendamos a utilização da nossa planilha de cálculo de custo de funcionário criado pela empreendedor curioso para a apuração dos custos das suas equipes e acompanhamento dos ideais estipulados.

COMO UTILIZAR OS IDEAIS?

Para a criação dos ideais é necessário verificar a participação histórica do custo de cada departamento no custo total da empresa com funcionários.

Vale lembrar a importância da participação dos líderes da empresa na criação dos ideais, mantendo sempre o bom funcionamento de todos os departamentos.

A criação dos ideais é apenas o início do trabalho que deve ser feito, o mais importante é o acompanhamento, a análise e as decisões tomadas através desse novo preceito.

Lembramos que as mudanças devem ser sutis, pois incidirão diretamente na estrutura da empresa e de seu funcionamento.

Os resultados obtidos ao longo do tempo são extraordinários, o gestor possuirá a estrutura empresarial quantificada através desse mapeamento e tomará decisões assertivas na estratégia do desenvolvimento organizacional.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *