A liderança é a resposta de tudo?

A liderança é a resposta de tudo?

A perspectiva que a liderança é a resposta de tudo é comumente utilizada para responsabilizar fracassos ou sucessos no mundo empresarial. Atribui-la como resposta de tudo nos impede de possuir uma compreensão mais profunda e científica dos fatores causadores do sucesso ou do fracasso.

Como vimos em outra postagem, o bom é inimigo do ótimo, o sucesso só se dá através da excelência, o que nos permite concluir que empresas bem sucedidas necessitam de lideranças de alto nível.

Já para o fracasso não conseguimos realizar essa conclusão simplória, pelo fato que existem inúmeros líderes extraordinários espalhados pelo mundo que não lideram empresas bem sucedidas, contudo, tenha certeza que essas empresas estão bem melhores do que estariam sem eles.

Vamos definir aqui 5 níveis de liderança, com o objetivo de destrinchar e compreender a liderança de nível 5, a nata da gestão de pessoas e negócios.

  • Liderança de nível 1 | O indivíduo altamente capacitado. – É o líder talentoso que utiliza seu conhecimento, técnica e bons hábitos para fazer contribuições produtivas.
  • Liderança de nível 2 | O Membro colaborador da equipe. – Utiliza suas capacidades individuais para que sejam obtidos os objetivos do grupo, é eficaz no trabalho em equipe.
  • Liderança de nível 3 | Gerente competente. – Organiza as pessoas e os recursos na direção da busca efetiva e eficiente de objetivos pré-determinados.
  • Liderança de nível 4 | O líder eficaz. – Compromete os colaboradores com uma visão clara e forte, e em uma busca vigorosa dessa visão estimula padrões mais elevados de desempenho.
  • Liderança de nível 5 | O executivo de nível 5. – Constrói excelência duradoura através da sua humildade pessoal e força de vontade baseada no profissionalismo.

São incrivelmente ambiciosos, mas canalizam sua ambição fundamentalmente para a instituição, e não para seus interesse pessoais. Não preocupados com a própria reputação e grandeza pessoal, preparam sucessores para o sucesso e não para o fracasso.

Possuem uma modéstia irresistível, são humildes, agem com determinação silenciosa e calma. Ao atribuir créditos pelo sucesso da empresa não olham para si mesmo, atribuem para outras pessoas, a fatores externos e à boa sorte.

A vontade profissional é inabalável, são extremamente determinados a gerar resultados de longo prazo, estabelecendo o padrão para construir uma empresa excelente e duradoura, não investindo nada menos do que isso.

Como cultivar a liderança de nível 5?

Chega a ser irônico o caminho à liderança de nível 5, pois para se tornar um esse líder você não pode submeter suas próprias necessidades egoístas à ambição de construí algo mais abrangente e duradouro do que você mesmo, em contrapartida, a maioria dos conselhos de administração buscam erroneamente líderes egocêntricos e poderosos para tornar a organização excelente, dizimando a oportunidade de colocação dos líderes excelentes em suas devidas posições.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *