Indicadores de Recrutamento e Seleção

INDICADORES DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO - PROCESSO SELETIVO


Os indicadores de recrutamento e seleção mensuram todos os processos relacionados a contratação de funcionários.

Como saber se o processo de Recrutamento e Seleção (processo seletivo) da sua empresa é eficiente? Você consegue contratar funcionários sem problema algum, mas como você verifica se está fazendo isso da melhor maneira?

A resposta é simples, com os Indicadores de Recrutamento e Seleção, são eles que vão te dizer se o processo seletivo da sua empresa está trabalhando da melhor maneira com os recursos que possuí.

Todos os cálculos dos indicadores de Recrutamento e Seleção listados abaixo são feitos automaticamente em nossa planilha. Portanto, caso ainda não tenha visto como são formados os relatórios recomendo faça o download da versão demonstrativa da planilha Indicadores de RH em Excel.

Indicadores de Recrutamento e Seleção - Relatório de processo seletivo - Indicadores de RH em Excel.

Quais são os indicadores de recrutamento e seleção que estão na planilha?

Os indicadores de recrutamento e seleção são obtidos de acordo com as informações dos processos seletivos. Embora essa afirmação seja básica, existem outros indicadores que não são categorizados com recrutamento e seleção, mas que são reflexos da sua atuação.

É importante reforçar que todos os funcionários que fazem parte do quadro da empresa passaram por um processo de recrutamento e seleção. Portanto, é de extrema importância que o profissional recrutamento e seleção acompanhe todos os indicadores de RH da empresa. Você pode conferir aqui a lista de todos indicadores de RH em Excel que tem em nossa planilha pronta para uso.

Exemplificando, um funcionário que se desliga da empresa com menos de 6 meses (indicador de rotatividade de recém contratados). Um alto nível nesse indicador pode ser resultado de um processo de recrutamento ineficiente. Portanto, há essa necessidade de acompanhamento de todos os indicadores de RH.

Primeiramente, o Indicador de Tempo de contratação.

O indicador de tempo de contratação, inegavelmente, é a primeira informação que você precisa saber sobre os processos seletivos. Com o intuito de descobrir quanto tempo é necessário para admitir um novo profissional na empresa.

Assim sendo, a direção da empresa consegue ter em mãos informações eficientes para conseguir planejar e ajustar o quadro de funcionários. De acordo com as necessidades da empresa, ela evita permanecer com vagas em aberto por longos períodos, prejudicando a produtividade do negócio como um todo.

Em nossa planilha, onde tem os Indicadores de Recrutamento e Seleção, o tempo médio do processo de seleção é contabilizado no fechamento da vaga.

No entanto, essa informação é apresentada duas maneiras:

  • O tempo de contratação mensal, onde mostra o tempo de contratação dos processos que se encerram naquele período (por exemplo um determinado mês).
  • Por fim, o tempo médio de contratação no ano, onde é feita uma média de todas as contratações daquele ano em específico.

Essa média anual é o acumulo dos valores mês a mês ao longo do ano. Analisar a média anual acumulada é necessário pois diversos processos seletivos duram meses. Assim sendo, caso foque somente na informação mensal vai acabar distorcendo a análise.

Indicadores de Recrutamento e Seleção - Relatório de processo seletivo - Indicadores de RH em Excel - tempo de contratação e vagas em aberto

Indicador de Vagas em aberto.

Dentro dos Indicadores de Recrutamento e Seleção, existe o indicador de vagas em aberto. Uma empresa que possui demasiadas vagas em aberto significa não está trabalhando com todo o potencial que possui. Logo, manter baixa a quantidade de vagas em aberto é tarefa essencial do RH. Por isso, averiguar constantemente o Indicador de vagas em aberto é informação chave para diminuir desperdício de recursos.

O indicador de vagas em aberto da nossa planilha indicadores de RH em Excel mostra o total de vagas em aberto. Esse valor também é apresentado por vagas em aberto que estão dentro do prazo estipulado e fora do prazo previsto de contratação.

O prazo de contratação é informado quando você abre um processo de recrutamento na planilha. Lá no cadastro deve-se ser definido o prazo máximo para a contratação do colaborador.

Quantidade de processos iniciados e encerrados.

A contabilização de processos iniciados e encerrados não é um indicador em si, serve para apuração e criação dos indicadores. Porém, auxiliam na verificação do volume de processos iniciados, que podem indicar períodos de sazonalidade na contratação de colaboradores.

Indicador de vagas preenchidas e não preenchidas.

Os indicadores de vagas preenchidas e não preenchidas vão mostrar a eficiência do departamento de RH como um todo. As vagas consideradas não preenchidas são as vagas em que o processo seletivo é encerrado, por cancelamento da vaga, recusa do candidato, ou qualquer outro motivo de não preenchimento.

Portanto, visa verificar a assertividade do setor e auxilia na redução de custos. Desse modo, com essas informações você consegue verificar os motivos que geraram o cancelamento da vaga. Com esses Indicadores de Recrutamento e Seleção você evita cancelamentos futuros, reduzindo desperdícios financeiros.

Indicador de vagas preenchidas dentro do prazo e fora do prazo.

Nos Indicadores de Recrutamento e Seleção considerando somente vagas que foram preenchidas, o indicador mostra o percentual de cumprimento dos prazos estabelecidos.

Estabelecer um prazo para a conclusão de um processo seletivo não é meramente uma previsão de acordo com o histórico da empresa. O prazo deve ser a conclusão de uma meta, com a finalidade de preencher uma vaga (necessidade) com o prazo determinado pela gestão da empresa.

Indicadores de Recrutamento e Seleção - Relatório de processo seletivo - Indicadores de RH em Excel - vaga dentro do prazo - custo vaga preenchita.

Nesse sentido, além de acompanhar esses indicadores, é essencial estabelecer os prazos de acordo com a necessidade da empresa. O intuito do prazo especificado pela demanda é de sanar o déficit de pessoal de algum setor.

Custo total de recrutamento e seleção.

O custo de recrutamento e seleção mostra o total gasto com todos os processos seletivos da empresa, sendo indiferente se o processo seletivo preencheu uma vaga ou não. Portanto, serão contabilizados todos os custos relacionados ao recrutamento e seleção da empresa.

Em primeiro lugar, tentar sempre reduzir esse custo nem sempre é o correto, tudo depende de uma análise geral. O valor investido depende das prioridades da empresa e principalmente da realidade que ela se encontra.

Se sua empresa está com demasiadas vagas em aberto, reduzir esse custo é o oposto do ideal. Igualmente, se você possui diversos cancelamentos de vagas por não achar o funcionário ideal, tampouco poucos candidatos qualificados, reduzir o custo de recrutamento e seleção só vai agravar o problema.

Então, analisar o custo total de recrutamento é importante, mas analisá-lo separadamente de outras informações não vai ser útil. Por isso, utilize um controle completo conforme a nossa planilha de indicadores de RH para ter todos os Indicadores de Recrutamento e Seleção.

Não vão ser um ou dois indicadores que vão demonstrar como está o seu processo de recrutamento e seleção. Para tomar as decisões corretas, vai ser uma combinação de indicadores que permitem os ajustes necessários nos seus processos internos.

Investimento em processo seletivo.

Um indicador simples existente na nossa planilha Indicadores de RH em Excel é “investimento em processos seletivos””. Ele mostra a relação do investimento em recrutamento e seleção de acordo com o seu faturamento.

Nesse indicador, divide-se o custo total com processos seletivos pela receita bruta da empresa. Dessa forma, descobre-se qual a porcentagem de investimento em Recrutamento e Seleção que a empresa possui.

Indicadores de Recrutamento e Seleção - Relatório de processo seletivo - Indicadores de RH em Excel - Evolução - Investimento em recrutamento e seleção

Indicador de Custo de Vaga Preenchida.

O indicador de custo de vaga preenchida é um indicador simples para acompanhar. Ele mostra o custo para preencher um posição na sua empresa. Divide-se o custo total pelo total de vagas preenchidas no período.

Novamente, apesar de estarmos falando sobre custos, nem sempre a decisão correta é reduzir esse valor. Dependerá da situação da empresa, por exemplo, uma demanda por candidatos mais qualificados demanda um aumento no custo.

Assim sendo, você não deve apenas se “apegar” ao valor desse indicador, mas sim, acompanhar como esse valor está variando com o tempo. Isso para todos os Indicadores de Recrutamento e Seleção. Você precisa analisar se está mantendo esse valor ao longo dos meses, aumentando ou diminuindo. Precisa conferir se está cumprindo com as decisões de aumentar ou reduzir o investimento nesse procedimento.

Funil de contratação.

Nos Indicadores de Recrutamento e Seleção funil de contratação mostra o funcionamento das etapas do seu processo seletivo.

Com essas informações, você consegue verificar a taxa de conversão de uma etapa para a subsequente. Dessa maneira, verifica a porcentagem (%) de candidatos que passaram para a próxima etapa.

Por exemplo, uma dificuldade de encontrar candidatos finalistas pode ser causada pela baixa taxa de conversão dos candidatos qualificados. Ou, identificar que o problema foi a pouca quantidade de currículos recebidos.

Indicadores de Recrutamento e Seleção - Relatório de processo seletivo - Indicadores de RH em Excel - Evolução - Funil de contratação.

Portanto, o funil de contratação vai te dar esse “mapa” que vai auxiliar a melhorar os processos de admissões futuros.

Vagas preenchidas por tipos de cargos.

Acompanhamento desse indicador é a distribuição da quantidade de vagas preenchidas por tipos de cargos existentes.

Com esse tipo de informação você consegue estabelecer melhor como serão realizados os processos seletivos. Consegue decidir quais serão as principais plataformas, o espaço dos procedimentos ou necessidade de profissionais especializados em determinadas áreas.

Por exemplo muitos processos para cargos de direção, poderá definir a priorização por headhunters ou não. Ou, caso tenha a demanda por muitos processos para cargos operacionais, pode necessitar de uma amostra de candidatos ou até uma área maior para realizar os processos.

Caso prefira, assista esse vídeo sobre todos Indicadores de Recrutamento e Seleção. Ou, acesse essa página para verificar a lista de todos os vídeos da nossa planilha Indicadores de RH.

FORMULÁRIO DE DOWNLOAD: