O conceito simples que guiará seus esforços.

O conceito simples que guiará seus esforços.

Observo a um tempo empresas boas e projetos com grande potencial se enforcarem em sua própria complexidade. As pessoas estão perdendo-se em inúmeras tentativas de realizar tudo ao mesmo tempo, e mesmo obtendo um resultado em média alto, continua tendo um resultado mediano.

Resultados medianos não sobrevivem ao longo do tempo, o cenário atual em que vivemos é extremamente competitivo, com centenas de players no mercado, onde qualquer pessoa, nova no mercado ou não, consegue ser visto com extrema facilidade.

Atuando em diversas áreas você obterá níveis diversificados de lucratividade, sugando setores mais produtivos para sustentar áreas menos lucrativas. Foque em seu melhor negócio, pois obterá alta margem de lucro que deverá ser reinvestida em seu desenvolvimento, e não sustentar os seus outros sonhos.

Guie seus esforços em um conceito simples e arrebatador, o seu melhor negócio não é o negócio que possuí alta lucratividade, para você ser excelente ao longo do tempo inúmeros fatores além do lucro vai influenciar sua trajetória.

Para ser excelente ao longo do tempo e definir o seu melhor negócio você deverá se guiar através desses três conceitos:

1. A atividade que você possa ser o melhor do mundo.

Esse conceito não é o mesmo que competência principal. Você pode ser competente em alguma atividade, mas não tem, necessariamente, o potencial para ser o melhor no mundo naquilo. O conceito é entender qual atividade sua empresa tem de ser a melhor entre as melhores.

2. O que aciona o seu motor econômico.

Defina um denominador econômico-chave que atinja um entendimento e percepção e do seu modelo econômico. Como exemplo, se você tem uma fazenda de café, ou uma indústria têxtil, não defina denominadores como lucro x funcionário, ou lucro x custo fixo, tenha um denominador de lucro x tonelada finalizada, ou lucro x quilometragem de tecido finalizado, assim você acompanha a lucratividade da sua empresa sobre o seu desenvolvimento, no caso, aumento de tecnologia.

3. Aquilo que lhe desperta paixão.

Pode parecer estranho falar algo de tão delicado como paixão como parte de um modelo estratégico, você não consegue fabricar paixão, ou motivar as pessoas a se apaixonarem, você só consegue descobrir o que desperta sua paixão. Você não precisa ser apaixonado pelo processo de trabalhado da sua empresa, você não precisa ser apaixonado no processo de construir um casa, você só precisa se apaixonar por ajudar alguém a construir um lar.

Para possuir o conceito simples que guiará seus negócio plenamente desenvolvido você precisará de todos os três conceitos. Se você ganhar muito dinheiro fazendo a coisa que jamais será o melhor, vai construir apenas um empresa bem sucedida, não uma empresa excelente. Se você se tornar o melhor em alguma coisa, jamais permanecerá no topo se não tiver uma paixão intrínseca pelo que faz. Finalmente, você pode ser tão apaixonado quanto quiser, mas se não for o melhor naquilo, ou se a atividade não tiver sentido financeiramente, você poderá se divertir muito, mas não produzirá excelentes resultados.

O conceito simples que guiará seus esforços não é uma meta para ser o melhor, uma estratégia para ser o melhor, uma intenção de ser o melhor, ou um plano para ser o melhor. É uma compreensão das atividades nas quais se pode ser o melhor.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *