Como fazer / Etapas – Pesquisa de clima organizacional.

COMO FAZER UMA PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL?


Para realizar um pesquisa de clima organizacional é bem simples, abaixo iremos listar as etapas a serem seguidas para você conseguir aplicar uma pesquisa eficiente, gerando resultados precisos onde vai conseguir quantificar o nível de satisfação dos seus funcionários com sua empresa.

Caso ainda não saiba o quê é uma pesquisa de clima organizacional ou quais sejam seus objetivos recomendo que leia essa página aonde explicamos esse assunto.

ETAPAS DA PESQUISA DE CLIMA:

1 - Estabeleça os objetivos da pesquisa:

O primeiro passo é elencar um problema, o motivo pelo qual a pesquisa de clima deve ser aplicada. Pode ser para o monitoramento cotidiano do clima organizacional, mas também pode ter algo específico a ser abordado e questionado de acordo com a opinião dos colaboradores, como a implantação de um novo processo ou política na empresa.

Conhecendo o problema central da pesquisa, você deve elaborar um objetivo geral, o quê a pesquisa objetiva atingir, assim como objetivos específicos, que sendo cumpridos farão com que o objetivo geral seja atingido.

Essa definição de objetivo geral é importante para guiar a elaboração das perguntas do instrumento de coleta, procure fazer com que seus objetivos sejam claros e permitam que, após a aplicação da pesquisa, você saiba se esses objetivos foram realmente atingidos.

2 - Planejamento estratégico: Definir questionário de aplicação.

É nessa fase onde você estabelece os questionários da pesquisa de clima organizacional, a metodologia aplicada, os tipos de perguntas que serão feitas, o tipo de tratamento estatístico das informações e o instrumento de avaliação.​

Os questionários deverão ser diretamente interligado ao objetivo geral da sua pesquisa, pois serão as respostas desses questionários que vão compor o nível do clima de satisfação da empresa, portanto, para que seja válido o resultado da pesquisa os assuntos abordados nos questionários deverão ser relacionados com os objetivos da pesquisa.

A metodologia, tipos de perguntas e tratamento estatístico são dependentes entre si e vão gerar o resultado da pesquisa. Nós criamos uma planilha de pesquisa de clima organizacional onde já possuímos algumas perguntas básicas que sugerimos (você poderá utilizar todas ou nenhuma), uma metodologia estipulada e um tratamento estatístico pronto, você simplesmente precisará apenas definir quais vão ser as perguntas feitas aos seus funcionários. Caso ainda não tenha visto essa ferramenta você poderá fazer o download da versão demonstrativa aqui.

3 - Informe os seus colaboradores:

Informe os seus colaboradores detalhadamente sobre cada aspecto da pesquisa, seus objetivos, a metodologia, o processo de aplicação, o sigilo sobre informações, os resultados esperados e as ações posteriores que serão tomadas para beneficiar o clima empresarial.

Recomendamos que a pesquisa não seja obrigatória, para evitar que os seus resultados sejam deturpados, queremos que as respostas sejam sinceras e espontâneas, portanto, incentive a participação dos colaboradores, garanta a confiabilidade das informações da pesquisa.

4 - Aplique a pesquisa e reúna as informações coletadas.

Agora é a hora de aplicar a pesquisa em seus colaboradores, aonde eles devem responder as questões pré-definidas. Após isso você deverá reunir as respostas de cada colaborador, compilar essas informações para conseguir calcular os indicadores de satisfação/insatisfação.

Recomendamos que utilize ferramentas de tecnologia para auxiliar na coleta e compilação das informações, nós temos a nossa planilha que faz esse tipo de trabalho, baixe a versão demonstrativa da nossa planilha e verifique como ela pode agilizar o seu trabalho.

5 - Analise os resultados de clima.

Essa parte parece complicada, onde você deverá analisar e calcular os seus índices de satisfação. De maneira alguma recomendamos que faça isso manualmente, nós temos uma ferramenta que pode auxiliar o seu trabalho.

Com a nossa planilha fica simples, você cadastrará suas perguntas na planilha e ela vai elaborar o formulário de aplicação automaticamente (podendo ser físico ou digital para enviar por e-mail). Após a aplicação você vai colocar as informações na planilha e automaticamente vão ser compiladas as informações e gerados os relatórios e gráficos com resultados gerais da empresa, rankings das perguntas com maiores e piores níveis de satisfação, ranking de colaboradores mais insatisfeitos, relatórios individuais por colaborador e relatórios que vão comparar a evolução do clima da empresa ao longo do tempo.

6 - Planeje as mudanças e ações a serem tomadas.

Apenas conhecer o clima da empresa não é suficiente, conhecer o clima da empresa é apenas uma ferramenta para indicar quais atitudes devem ser tomadas para melhorar a qualidade do ambiente de trabalho dos seus colaboradores.

Ao receber os resultados da pesquisa defina objetivos e metas a serem cumpridas para melhorar os indicadores que estão com desempenho ruim, faça valer a pena todo o trabalho que teve para aplicar a pesquisa, os colaboradores ficarão ansiosos para verificarem as mudanças que vão melhorar o clima da empresa, divulgue os resultados gerais da empresa, divulgue as metas e atitudes a serem tomadas, faça com que os colaboradores participem dessas mudanças.

7 - Refaça a pesquisa periodicamente e acompanhe a evolução do clima.

A parte mais importante da pesquisa do clima é verificar a evolução do clima da empresa. Acompanhar a evolução do indicador vai mostrar se as atitudes tomadas na pesquisas anteriores estão surtindo efeitos.

Faça pesquisas periodicamente (a cada seis meses por exemplo) para acompanhar o clima da empresa, mantendo um clima positivo sempre ascendente vai trazer mais benefícios aos seus colaboradores.

A nossa planilha de pesquisa de clima organizacional faz isso, você vai conseguir acompanhar quais indicadores estão piorando/melhorando, vai conseguir analisar cada colaborador individualmente, se ele está ficando mais satisfeito ou insatisfeito e em quais indicadores. A nossa ferramenta prover as informações necessárias que evitem a fuga dos talentos da sua empresa devido ao clima negativo.

FORMULÁRIO DE DOWNLOAD: