PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL


O que é pesquisa de clima?

A pesquisa de clima organizacional é um levantamento realizado junto aos colaboradores que objetiva identificar pontos de satisfação e insatisfação que impactam o seu desempenho dentro da empresa.

A pesquisa de clima é o método ideal de entender o grau de satisfação e motivação das equipes e detectar a sua percepção de como e quanto a empresa valoriza os seus funcionários.

Por que aplicar uma pesquisa de clima organizacional?

O clima organizacional é essencial para o crescimento e desenvolvimento de uma empresa. As empresas são formadas por pessoas e não por máquinas, são as pessoas que inovam, criam, desenvolvem, implantam novos produtos, técnicas e procedimentos que vão ser capazes de desenvolver a sua empresa e gerar mais valor agregado aos seus produtos e serviços, ganhando competitividade e visibilidade no mercado perante aos seus concorrentes.

Um clima organizacional bom gera colaboradores engajados, que valorizam o trabalho que realizam, propiciando esse clima inovador que vai gerar valor ao seu negócio.

Você precisa ter aquele funcionário que é maravilhado pelo que faz e para quem o faz, para seus colegas de trabalho como um todo, e um clima organizacional positivo é essencial para que consiga que seus colaboradores se sintam assim.

Todos esses fatores tem impacto direto no engajamento e na motivação interna, por isso, é fundamental garantir níveis satisfatórios em cada fator, e um levantamento frequente é a base para as ações de melhoria. Por isso que nossa planilha de pesquisa de clima organizacional tem como seu principal relatório a análise da evolução do clima organizacional, para verificar quais aspectos do clima tem evoluído e quais precisam de mais atenção.

Por onde começar?

O primeiro passo é elencar um problema, o motivo pelo qual a pesquisa de clima deve ser aplicada. Pode ser para o monitoramento cotidiano do clima organizacional, mas também pode ter algo específico a ser abordado e questionado de acordo com a opinião dos colaboradores, como a implantação de um novo processo ou política na empresa.

Conhecendo o problema central da pesquisa, você deve elaborar um objetivo geral, o quê a pesquisa objetiva atingir, assim como objetivos específicos, que sendo cumpridos farão com que o objetivo geral seja atingido.

Essa definição de objetivo geral é importante para guiar a elaboração das perguntas do instrumento de coleta, procure fazer com que seus objetivos sejam claros e permitam que, após a aplicação da pesquisa, você saiba se foram realmente atingidos.

Nós elaboramos uma ferramenta construída em uma planilha de Excel para que você tome os seguintes passos, o começo é definir o objetivo, e o restante? Tudo isso poderá ser feito facilmente em nossa planilha, os passos seguintes que estão incluídos na planilha são:

  • Cadastro e escolhas das perguntas serem realizadas, dos colaboradores e das pesquisas (acompanhamento da evolução do clima ao londo do tempo);
  • Formulários de aplicação das perguntas (manual e digital);
  • Lançamento das respostas dos colaboradores da planilha;
  • Relatórios com resultados;
    • Resultado geral do clima da empresa, demonstrando dados de toda a empresa pergunta por pergunta, elencando as perguntas que tiveram maiores e piores níveis de satisfação;​
    • Resultado por colaboradores, com ranking dos colaboradores mais satisfeitos e insatisfeito, com o único intuito de auxiliar os colaboradores que estão necessitando de atenção mais detalhada para não perder talentos devido ao clima ruim que o cerca;
    • Resultado por departamentos, sendo possível identificar as diferenças nos níveis de satisfação de cada departamento para assim conseguir tomar medidas mais pontuais na melhoria e conforto do clima empresarial.
    • Resultado de evolução, onde consideramos ser o principal relatório da planilha de pesquisa de clima organizacional, nesse relatório conseguirá acompanhar o nível do clima da empresa ao longo do tempo, verificar se as ações tomadas ao longo do tempo tem surtindo efeito ou não, e também se estão surgindo novos problemas no clima ao longo do tempo, conseguirá analisar pergunta por pergunta e comparar essa evolução com diversas pesquisas ao longo do tempo.

Você poderá baixar a versão demonstrativa da nossa pesquisa de clima organizacional gratuitamente clicando no botão abaixo, essa planilha demonstrativa é bloqueada para uso mas conseguirá verificar todos os relatórios e funcionalidades da planilha, posteriormente caso se interesse e queira utilizar nossa planilha poderá adquirir a ferramenta aqui em nosso site, valores e condições de pagamento você encontrará aqui.

FORMULÁRIO DE DOWNLOAD:

Você acabou de adicionar este produto ao carrinho: